Você sabe a diferença entre veganos e vegetarianos? Qual deles é um regime alimentar e qual é um “estilo de vida”? Esse é um assunto que gera muitas dúvidas, mas nós sabemos as respostas dessas perguntas e queremos contar a você!
Leia esse material e entenda sobre alimentos veganos e vegetarianos e o modo de pensar de quem opta por essas dietas.
O que é o vegetarianismo?
Acima de tudo, o vegetarianismo é um regime alimentar. A dieta de quem adere a ele se baseia, fundamentalmente, em alimentos de origem vegetal, excluindo carnes e outros alimentos derivados de animais.
Embora haja essas restrições, existem grupos que aderem ao regime com exceções, criando subgrupos. São os:
- ovolactovegetarianos — que admitem o consumo de ovos.
- lactovegetarianos – que admitem o consumo de leite e seus derivados.
Apesar de existirem essas exceções, essa dieta possui a premissa máxima e geral da exclusão da carne vermelha. Os vegetarianos estritos são ainda mais radicais e excluem de sua dieta todo e qualquer alimento que seja derivado de animais.
O que é o veganismo?
Enquanto o vegetarianismo se prende à alimentação, o veganismo vai além disso. É um estilo de vida no qual os adeptos dispensam o consumo de qualquer produto ou alimento que tenha como base a exploração animal.
Por isso, as indústrias, principalmente de roupas e cosméticos, têm oferecido um número cada vez maior de produtos veganos, de origem vegetal e sem realização de testes em animais.
Qual é a diferença de alimentos veganos e vegetarianos?
Ao passo que o vegetariano admite, dentro de alguns segmentos, o consumo de alguns alimentos de origem animal, o vegano é absolutamente contrário a isso.
Por exemplo, o consumo de manteiga é admitido por lactovegetarianos, mas um adepto do veganismo jamais consumiria, pois acredita que houve exploração animal, já que se trata de um produto derivado do leite.

Sendo assim, existem alimentos que são consumidos por vegetarianos e jamais por veganos, como:
- Misturas para pudins e bolos, pois a grande maioria contém derivados de leite e ovos.
- Vinhos e cervejas que usem bexiga de peixe ou proteína de leite em seu processo de clarificação.
- Molho inglês que sejam fabricados com derivados de carnes e anchova.
- Açúcar que passa por filtros feitos com ossos de animais durante o processo de fabricação.
- Biscoitos derivados de leite e ovos.
- Gelatina, pois é feita com colágeno retirado, em sua maioria, da pele do boi.
Além dos alimentos, existem cosméticos, roupas, artigos e muitos outros produtos que não são utilizados pelos veganos, por passarem por processos ou conterem em sua fabricação produtos conseguidos com exploração animal.
Por outro lado, existe uma vasta opção de alimentos que fazem parte das dietas veganas, como:
- pães integrais;
- geleias;
- biscoitos veganos;
- chás;
- patês de ervas sem leite;
- massas feitas de grãos;
- soja;
- frutas;
- legumes;
- grãos;
- e todo alimento que não derive de animais.
Sendo assim, é possível montar facilmente um plano alimentar saudável com receitas veganas. Já existem, inclusive, ofertas de refeições prontas e kits de alimentos veganos individuais ou para eventos.
Quais são os benefícios de dietas veganas e vegetarianas?
Apesar de parecerem extremamente restritas, as dietas veganas e vegetarianas têm benefícios para a saúde humana. Uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes e grãos, evita alguns problemas, entre eles:
- obesidade;
- diabetes;
- hipertensão;
- anemia;
- doenças causadas por bactérias presentes nas carnes.
Não apenas para a saúde, aderir ao veganismo ou vegetarianismo contribui também para o meio ambiente, pois ajuda a combater os impactos negativos da pecuária, como o desmatamento e o desperdício de água.
Onde encontrar alimentos veganos e vegetarianos?
Visto que a procura por alimentos veganos e vegetarianos aumentou nas últimas décadas, sua oferta acompanhou a tendência, fazendo com que muitas empresas invistam em produtos para alimentação saudável.
Portanto, você encontra com facilidade produtos veganos em supermercados, padarias e lojas de conveniência para comprar alimentos de dietas individuais, além de sites que vendem pães, lanches e cestas para hospitais, eventos, empresas, hotéis e escolas.
Em suma, dietas veganas e vegetarianas são aquelas livres de alimentos de origem animal, pensando, principalmente, na melhoria da saúde, no bem-estar dos animais e na preservação do meio ambiente.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e ajude a divulgar essa informação. Lembre de favoritar esse material para acessá-lo quando precisar criar uma receita vegana ou vegetariana!