3 Benefícios de consumir alimentos integrais

Os alimentos integrais costumam ser mais nutritivos e contêm maior quantidade de vitaminas, fibras e minerais, proporcionando muitos benefícios à saúde.

Apesar de, muitas vezes, não nos darmos conta do que comemos e da nossa base alimentar, é provável que haja reflexo desses hábitos alimentares no corpo, como na imunidade, fluxo intestinal e outros aspectos. 

Entenda melhor lendo abaixo sobre a importância de consumir alimentos integrais na sua dieta. 

O que são alimentos integrais?

O que diferencia os alimentos integrais dos demais é o fato de não passarem por processos de refinamento, principalmente no caso de grãos, cereais e farelos.

Assim, esses alimentos não perdem as suas películas protetoras ou cascas, que são repletas de nutrientes e fibras que fortalecem e colaboram para o bom funcionamento do organismo humano.

Quais são os benefícios de consumir alimentos integrais?

As fibras contidas nos alimentos integrais são divididas em dois grupos: solúveis, que formam um gel em contato com a água, e insolúveis, que não se dissolvem. 

O consumo desses dois tipos de fibras combinados e nas quantidades corretas proporcionam muitos benefícios para o equilíbrio da saúde alimentar e física. Conheça, abaixo, alguns deles.

Melhora do fluxo intestinal

A ingestão de alimentos integrais aumenta a quantidade de lactobacilos, conhecidos popularmente como bactérias boas e diminui a quantidade das que provocam doenças intestinais.

Para obter esses benefícios, é necessário consumir produtos integrais e beber a quantidade ideal de água para o seu corpo, garantindo que as fibras possam desempenhar o seu papel e auxiliar no funcionamento intestinal.

Redução do colesterol e da glicose

Os cereais integrais do tipo insolúvel contêm farelos e fibras que são capazes de retardar a transformação do amido em glicose, estabilizando os níveis de açúcares no sangue e combatendo o colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim.

Esse benefício pode ser obtido por meio do consumo de alimentos integrais, como:

  • farelo de aveia,
  • legumes,
  • feijão,
  • frutas,
  • hortaliças.

Sensação de saciedade

Quando o alimento integral é ingerido e recebe, posteriormente, grande quantidade de água no estômago, ele a absorve, produzindo géis que preenchem o estômago.

Por isso, mesmo se os alimentos integrais apresentam quantidades de calorias superiores em relação aos refinados, eles auxiliam no emagrecimento e na perda de peso, já que, por o estômago estar mais cheio, a sensação de fome diminui, reduzindo a fome.

Como consumir alimentos integrais com praticidade?

Mesmo ciente da necessidade da ingestão de alimentos integrais, muitas vezes, acaba não sobrando tempo para preparar alimentos saudáveis e integrais em todas as refeições nas nossas rotinas.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para facilitar esse trabalho e economizar tempo:

  • prepare os lanches para o dia ou para a semana de uma só vez e os conserve na geladeira ou no congelador,
  • compre produtos integrais prontos de empresas especializadas em alimentos saudáveis,
  • prefira receitas práticas ao invés das complexas.

Não esqueça de beber água

Tão importante quanto o consumo dos alimentos integrais é a ingestão de água. Isso ocorre porque a água une as fibras solúveis e forma o gel mencionado que libera a sua ação efetiva, realiza o controle da absorção de diversos componentes e elimina toxinas do corpo.

Segundo a nutricionista Cristina Pacheco, se não bebermos água, as fibras dos alimentos integrais não exercerão os benefícios que possuem para a nossa saúde. Por isso, consuma alimentos integrais, mas não esqueça de beber água! 

Salve esse conteúdo para não esquecer esses benefícios e envie-o para os amigos que vão gostar de saber dessas dicas!

Artigos Relacionados

Precisa de ajuda?