O café da manhã é uma das refeições mais importantes da rotina, já que oferece as substâncias essenciais para que o organismo possa trabalhar bem durante o dia. Por isso, muitas empresas têm optado por dar aos funcionários um café da manhã corporativo, sendo essa uma boa oportunidade de fazer uma confraternização entre os colaboradores.
Caso sua empresa nunca tenha feito um café da manhã corporativo, mas deseja trazer essa experiência aos funcionários, saiba como criar o ambiente ideal para integrar seus colaboradores de diversos setores. Continue a leitura para saber o que servir e por que fazer este evento.
Por que fazer um café da manhã corporativo?
O café da manhã corporativo é uma excelente opção para a socialização de funcionários dos mais variados setores, integrando a equipe. Servindo como uma confraternização, o café da manhã corporativo é um momento para conhecer e conversar com os trabalhadores de outros setores, tornando a empresa mais interligada.
Além disso, o café da manhã pode ser a primeira refeição de alguns dos funcionários, por isso, é importante caprichar na escolha dos lanches e nos detalhes, oferecendo aos colaboradores uma excelente experiência. Isso faz com que eles tenham mais motivação para trabalhar, já que se percebem como importantes peças dentro da empresa.
O que servir em um café da manhã na empresa?
Para alguns, o desjejum, por ser a primeira refeição do dia, tem um peso especial, de forma que os alimentos consumidos devem ser saudáveis, mas também cheios de energia. Por isso, aposte em variedade, dando aos funcionários diversas opções de comidas.
Além de pães, é preciso pensar nas bebidas. Por isso, caso sua equipe tenha pessoas com restrição alimentar, é uma boa ideia trazer opções que eles possam consumir. Dessa forma, todos podem aproveitar o momento juntos e comer bem. Uma boa opção é apostar em kits de lanches saudáveis, além das várias comidas.
Com que frequência fazer um café da manhã na empresa?
Não são todas as empresas que têm condições de fazer um café da manhã diariamente, por isso, pode-se estipular que a confraternização aconteça periodicamente, de acordo com as necessidades e orçamento do seu negócio.
Isso significa que não existe uma frequência certa, mas aquela que é ideal para a realidade da empresa, de forma que algumas realizam café da manhã semanalmente, mensalmente ou a cada bimestre.
Como organizar um café da manhã corporativo?
Assim como qualquer confraternização, para fazer o café da manhã na empresa, é necessário planejamento e organização. A empresa pode adotar temas para cada evento, trazendo mais diversão e novas comidas para experimentar, mas também pode adotar uma prática mais simples, com pães, sucos e mais.
No entanto, não importa qual seja a escolha, é necessário pensar nos detalhes. Confira a lista de tópicos para considerar antes de fazer o café da manhã corporativo:
- Local – onde será feito o café da manhã? Em uma sala juntando as mesas, no refeitório ou na padaria mais próxima?
- Tema – trazer um tema para cada café da manhã ou optar pelo clássico, com diversidade?
- Pratos, copos e guardanapos – a empresa tem pratos ou deve comprar itens descartáveis? Não se esqueça de levar os guardanapos.
- Duração – quanto tempo terá o café da manhã?
- Quantidade – quantos colaboradores participarão do evento? Essa informação é necessária para comprar a quantidade certa de comida.
Assim, pode parecer difícil fazer com que tudo aconteça da melhor forma possível, mas com organização e planejamento, todos poderão aproveitar este momento juntos. Confira dicas de como organizar esta confraternização.
Aposte em variedade de pães e lanches
Pães são um dos melhores alimentos para começar o dia, visto que fornecem muita energia. Por isso, traga opções de pães sem glúten, integrais e brancos variados, de forma que todos possam se alimentar.
Confira algumas sugestões de pães variados e lanches:
- Pão de forma;
- Pão francês;
- Torradas;
- Pães integrais;
- Pães doces;
- Bolos.
Escolha os frios e laticínios para os pães
Ao trazer os pães, também deve-se trazer variedades para acompanhá-los, fazendo um lanche saboroso e saudável, por isso, aposte em frios (queijo, presunto, peito de peru, entre outros) e laticínios (requeijão, manteiga, cream cheese e mais).
Também pode ser uma boa opção pensar em acompanhamentos sem lactose. Dessa forma, pode-se trazer patês, geleias ou queijos veganos. Hoje em dia, o mercado traz diversas opções para aqueles que fazem dietas, com produtos light, diet, entre outros.
Escolha as bebidas
Todo café da manhã conta com um bom café, trazendo também o leite, fonte de vitamina D e cálcio. Além do cafezinho, sucos e água são essenciais. Outra opção de bebida que faz muito bem para o organismo é o chá, podendo escolher entre os diversos sabores e ervas, como chá-verde, de hortelã, frutas vermelhas, entre outros.
Viu só como organizar um café da manhã corporativo traz benefícios para a sua empresa? Com o tempo, se todos gostarem da ideia, pode-se até fazer um café colaborativo, em que cada um traz um prato, basta ter organização.
Compartilhe este conteúdo com um amigo que também precisa começar a adotar essa prática para integrar seus funcionários.