Os pães para eventos podem ser desde os tradicionais até os mais variados tipos. De qualquer maneira, por serem deliciosos e versáteis, são uma excelente opção para servir aos seus convidados.
Este alimento é essencial no café da manhã de muitas culturas. A base da receita leva farinha, fermento e água. A partir dele, podem ser feitas diversas variações, de acordo com os ingredientes escolhidos.
Algumas fórmulas são sem lactose ou glúten, outras levam farinhas alternativas, trocando a farinha de trigo comum por de aveia, linhaça, amêndoas e castanhas, entre outras, conforme a preferência do padeiro.
Caso esteja planejando um evento e possua dúvidas quanto ao pão ideal para oferecer, algumas dicas e características importantes devem ser analisadas para uma decisão assertiva.
Escolha o pão de acordo com a sua identidade
Já que o evento é seu, o ideal é que ele tenha a sua personalidade. Por isso, muitas pessoas optam por adequar intolerâncias alimentares ou estilos de vida ao cardápio, assim como já é feito costumeiramente com a decoração e o estilo musical, por exemplo.
Intolerantes à lactose
Algumas pessoas não conseguem digerir os açúcares (lactase) de produtos lácteos. Para essas pessoas, há a possibilidade de pães que não levam leite nem derivados.
Optar pelo pão sem lactose não causará nenhum tipo de perda de qualidade ou sabor.
Além disso, servir alimentos sem lactose em seu evento garantirá que outros convidados com a mesma intolerância não sofram de qualquer mal relacionado a ela por conta da ingestão de comidas não aconselhadas.
Intolerantes ao glúten
A sensibilidade ao glúten não é igual para todas as pessoas. Em alguns, ela se manifesta como uma doença que causa danos e inflamação no intestino ou alergia.
Similar à situação de intolerância à lactose, é possível produzir pães sem glúten e não perder textura, maciez, aparência e sabor do alimento.
Vida fit
Quem é adepto ao estilo de vida natural e saudável muitas vezes opta por não ingerir o pão branco, substituindo-o pelos feitos com outras farinhas ou fermentações. Caso essa seja a sua situação, pode ser uma ótima ideia inserir esse tipo de alimento consumido rotineiramente no seu evento.
Algumas opções escolhidas por este estilo são:
- Pão francês integral,
- Pão francês com linhaça,
- Pão francês com gergelim,
- Pão francês com aveia,
- Pão baguete integral,
- Pão baguete com gergelim,
- Pão baguete com linhaça,
- Pão baguete com aveia,
- Pão cervejinha integral,
- Pão de forma centeio,
- Pão massinha integral,
- Pão massinha com linhaça,
- Pão massinha com gergelim,
- Pão massinha com aveia,
- Pão massinha com cenoura.
Diabéticos
Diabetes é uma deficiência no metabolismo do indivíduo que causa a falta de insulina e/ou da incapacidade dela de funcionar no corpo. Assim, os índices de açúcar (glicose) no sangue ficam muito altos e, por isso, a pessoa deve evitar comer açúcares e muitos tipos de carboidratos.
Nesse caso, é essencial seguir as orientações médicas regularmente e o dia do seu evento não deve ser uma exceção.
Pensando nisso, foram desenvolvidos os pães diet e de centeio sem sal e açúcar. Essas opções deliciosas certamente agradarão o paladar dos convidados e manterão os níveis de açúcares do anfitrião e dos demais dentro do aceitável.
Tradicionalistas
Para quem prefere o tradicional pão francês, as opções de forma ou cervejinha são as mais indicadas. Eles estão sempre presentes na mesa dos brasileiros, então levá-los para o seu evento é um acerto no cardápio.
Com um toque de sofisticação, os pães tradicionais podem compor pratos lindos e deliciosos.
Leve em conta a refeição e o prato que será servido
O horário do evento deve ser levado em conta para determinar o tipo de prato que será servido.
Alguns casamentos, por exemplo, acontecem ao nascer do sol ou cedinho para que os noivos possam viajar ainda no mesmo dia. Batizados, crismas e outras cerimônias religiosas também costumam ocorrer pela manhã.
Cursos e networking que oferecem brunch ou coffee break também podem seguir essas dicas, indiferente se ocorrem pela manhã ou à tarde.
Alguns optam por realizar o evento ao meio-dia, já que as fotos ficam muito boas com a luminosidade do sol.
A outra possibilidade é fazer à noite, sem hora para acabar. Além de cerimônias de união, geralmente, este é o caso de formaturas, aniversários e outros eventos comemorativos.
Café da manhã ou da tarde
Quando o evento ocorre no período da manhã ou da tarde, pode ser interessante oferecer opções como torradinhas e sanduíches, que podem ser acompanhados de bolos, frutas, iogurtes e biscoitos. Para beber, chás, sucos e cafés são ideais.
Deve-se definir com antecedência quem realizará a montagem dos pães. Alguns anfitriões optam por servir os sanduíches já prontos. Nesse caso, estruturá-los com um palito de bambu acrescenta charme e sofisticação ao alimento.
Outros preferem inserir na mesa petiscos com frios, geleias e outros acompanhamentos, para que o convidado possa escolher o que quer no seu pão e qual a quantidade de cada coisa.
Almoço ou jantar
Para o almoço ou jantar, pode-se servir bruschettas ou pão de alho com o pão de sua preferência de entrada. Quem pensa em fazer a refeição em estilo fast food ou algo diferente pode optar por hambúrgueres, pães recheados ou rocamboles.
Os recheios podem levar ingredientes como queijos, molhos e carnes. Quanto aos acompanhamentos, combinam bem sucos naturais e refrigerantes.
Caso o anfitrião decida por incluir bebidas alcoólicas, vinhos, champagnes ou chopes também podem ser bem-vindos, de acordo com o estilo do evento.
Essas dicas podem lhe ajudar a escolher o pão ideal para o seu evento de acordo com a sua personalidade, ocasião e horário.
Salve este conteúdo para consultar em planejamentos de cerimônias futuras. Conte nos comentários como será seu evento e qual o pão que servirá aos seus convidados.