A preocupação com a criação e a manutenção de um alto padrão de cuidado com a alimentação saudável em hospitais vem ganhando cada vez mais relevância dentro das instituições de saúde, uma vez que o aspecto nutricional é de fundamental importância para que a saúde dos funcionários e a recuperação dos pacientes aconteçam de forma eficiente.
Frente a essa realidade, é necessário dar a devida atenção aos casos de sucesso nesse aspecto, como o de Porto Alegre, cidade que conta com um serviço competente de fornecimento de alimentos hospitalares saudáveis. Saiba como a cidade conseguiu criar esse novo padrão!
Por que é importante estabelecer altos padrões de cuidado com a alimentação saudável em hospitais?
Os altos padrões de cuidado com a alimentação saudável em hospitais são importantes por diversos motivos, mas os mais importantes são a capacidade da alimentação de colaborar para a rápida recuperação dos pacientes e a função mental da comida, de oferecer conforto psicológico em um momento de fragilidade física.
Este segundo aspecto, em muitos casos, é desconsiderado pelas pessoas, porém precisa ser repensado. Isso porque, principalmente para pessoas que precisam passar muito tempo internadas ou que visitam hospitais com frequência, o momento da alimentação precisa funcionar como de prazer sem deixar de cumprir suas funções nutricionais e terapêuticas.
Quais efeitos esperar de um alto nível de cuidado com a alimentação saudável em hospitais?
Um alto nível de cuidado com a alimentação saudável em hospitais, quando tomado como prioridade, tem efeitos muito significativos para os pacientes, pois colabora para a recuperação mais eficiente e rápida e evita o desenvolvimento e novas condições patológicas.
Além disso, caso consideremos também os profissionais que trabalham nos hospitais, que, querendo ou não, têm um nível considerável de exposição a agentes patógenos, há a redução de adoecimentos graves, que podem comprometer o bem-estar dos funcionários e a capacidade de atendimento das instituições.
Como estabelecer um novo padrão de cuidado com a alimentação saudável em hospitais?
Um novo padrão de cuidado com a alimentação saudável em hospitais é, sem dúvida, algo difícil de ser alcançado, porém importante de ser buscado pelas instituições de saúde. Isso porque a alimentação é determinante para a eficaz e rápida recuperação dos pacientes.
Diante disso, os hospitais, para alcançarem o padrão esperado, precisam escolher fornecedores comprometidos com o máximo de qualidade, que pensem em todos os aspectos fundamentais para propiciá-lo. Este vem sendo o segredo do sucesso de Porto Alegre e que inspira outras cidades.
Quais cuidados devem ser tomados para o fornecimento de uma alimentação saudável hospitalar?
Para que fosse alcançado o alto padrão de qualidade de Porto Alegre no que diz respeito à alimentação saudável em hospitais, foi necessário que muitos cuidados recebessem atenção por parte das empresas fornecedoras de alimentos, e alguns deles necessitam receber destaque, por serem primordiais ao consumidor final. Conheça-os a seguir!
Nutrição
A alimentação hospitalar precisa ser balanceada não levando em consideração apenas proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais, mas também hidratação e fibras, que sabidamente são essenciais para a saúde intestinal dos pacientes. Contudo, o cálculo desses últimos nutrientes feito pelas empresas também é pensado para o controle glicêmico e do perfil lipídico dos indivíduos.
Paladar
Para que a alimentação hospitalar funcione da melhor forma possível, é fundamental que a nutrição seja associada a uma boa palatabilidade, para que se torne mais fácil fazer com que os pacientes, principalmente os de longo prazo, se adequem às necessidades nutricionais que possuem. Esse é um aspecto considerado pelas boas fornecedoras de alimentação hospitalar de Porto Alegre.
Diversidade
Mesmo quando a palatabilidade é boa para o consumidor de um alimento, a monotonia pode se tornar um problema. Frente a isso, é preciso dar atenção à diversidade, pois, sem ela, a viabilidade de uma dieta tende a ser menor. Os bons fornecedores de alimentos dos hospitais de Porto Alegre vêm tomando este cuidado, visando o melhor para os pacientes.
Ingredientes
Os ingredientes precisam ser bem escolhidos por quaisquer fornecedores de alimentos. Porém, quando falamos do setor hospitalar, a seleção necessita de cautela extra, por ser altamente recomendado o uso mínimo de conservantes em outros químicos. Nesse quesito, os fornecedores de hospitais de Porto Alegre se destacam ainda mais, pois muitos conseguem até mesmo banir tais elementos.
Questões sanitárias
O cuidado com higiene ganha destaque quando se fala sobre o ambiente hospitalar, porque, como este envolve, em grande parte dos casos, pessoas que já estão com algum grau de comprometimento de saúde, não pode correr o risco de permitir que novas infecções afetem os pacientes, e precisa exigir isso de seus fornecedores de alimentos, exigência que ocorre em Porto Alegre.
Por que Porto Alegre ganha destaque quanto ao padrão de cuidado com a alimentação saudável em hospitais?
Porto Alegre vem ganhando destaque não apenas no Rio Grande do Sul, mas no Brasil todo quanto ao cuidado com a alimentação saudável em hospitais, devido ao alto padrão de qualidade estabelecido na cidade. Isso se deve às exigências feitas pelos hospitais da cidade aos fornecedores quanto à nutritividade, à palatabilidade, à diversidade, à qualidade de ingredientes e à segurança.
Dessa forma, o exemplo porto-alegrense tem se tornado espelho para outras cidades brasileiras cujas instituições hospitalares desejam alcançar um alto padrão de qualidade, em diversos sentidos, de alimentação em hospitais.
Para saber mais sobre uma empresa que contribuiu e continua a contribuir para o sucesso de Porto Alegre no que se refere à alimentação saudável em hospitais, acesse o site da Do Trigo Alimentos e acompanhe o nosso blog!



