5 Curiosidades sobre o pão integral – Mitos e verdades

Pães integrais são ótimos para a saúde, ainda que os pães, em geral (mas especialmente o branco) sejam vistos como alimentos altamente calóricos, ricos em carboidratos e que, portanto, engordam. 

Com isso, são os primeiros itens cortados em uma dieta. No entanto, como qualquer alimento com calorias, não é preciso evitá-lo, mas consumi-lo de forma equilibrada. Além disso, é verdade que o alto consumo de pão branco pode levar a diabetes e outros problemas de saúde, porém, o segredo do consumo está na moderação. 

Enquanto a farinha branca tem sido cada vez mais combatida, os grãos integrais têm ganhado mais importância nas dietas. Por isso, confira 5 mitos e verdades sobre o pão integral, além de motivos para consumir mais alimentos funcionais na sua rotina.     

Como acrescentar os pães e outros integrais à rotina?

Se você não quer deixar de comer carboidratos ou quer experimentar os benefícios desses grãos na sua rotina, pode começar a fazer substituições. Assim, logo de manhã, ao invés de comer um pão branco, pode trocá-lo por um pão integral.

O mesmo funciona para os outros carboidratos: no almoço ou jantar, pode substituir o arroz branco ou batatas por arroz integral, de preferência, o integral parabolizado, que mantém todos os nutrientes e fibras do grão. 

Também é possível fazer pães e bolos usando farinha integral, com várias receitas disponíveis na internet. Vale ressaltar que você pode acrescentar os grãos integrais aos poucos, sem cortar dramaticamente a farinha branca. 

Regulando mais o intestino com as fibras e nutrientes, os pães integrais ainda são cercados de mitos. Por isso, desmistificamos algumas afirmações sobre o alimento, confira!

5 Mitos e verdades sobre o pão integral

O pão integral, por não ser feito com a farinha refinada como os pães mais comuns, têm mais vitaminas, fibras e minerais, sendo muito nutritivos. No entanto, o alimento ainda gera muitas dúvidas, afinal, mesmo com outro tipo de farinha, pães têm alta concentração de carboidrato. Por isso, confira mitos e verdades sobre o pão integral. 

1. Pão integral é bom para diabéticos?

Verdade. Todo diabético já leu que deve consumir produtos diet e cortar os carboidratos, logo, evitar os pães, já que não se pode deixar de comer arroz. No entanto, os grãos integrais são bons para os diabéticos, uma vez que seus pães têm baixo índice glicêmico.

Pães, assim como outros integrais, formam um gel no intestino, reduzindo a absorção total de glicose e evitando um pico de glicose. Além disso, também ajudam na manutenção do peso certo, evitando o sobrepeso, uma das grandes preocupações de portadores da diabetes tipo 2. 

2. Pães integrais com farinha de trigo enriquecida são “falsos” integrais? 

É verdade que pães integrais industriais costumam misturar farinha refinada à integral, tornando-os “falsos” produtos integrais, já que não têm apenas um tipo de farinha. Por isso, é sempre importante ler os rótulos e evitar produtos que tenham em seus ingredientes a farinha de trigo enriquecida. 

Isso vale para aqueles que querem produtos 100% integrais. Na maioria das situações, caso não exista alguma restrição alimentar, os interessados devem atentar-se às quantidades de fibras, comparando-as com produtos não-integrais para avaliar se vale a pena consumi-los.

3. Pães integrais não têm glúten? 

Mito. Os pães integrais são altamente recomendados para quem deseja consumir mais fibras e vitaminas, além de ter energia do carboidrato sem seu pico glicêmico. No entanto, pessoas com doença celíaca, com intolerância ao glúten, devem evitá-lo, uma vez que a substância está presente em trigos e outros cereais. 

Dessa forma, tanto a farinha refinada quanto a integral não são recomendadas para quem tem uma dieta livre de glúten, seja por doença celíaca, alergia ao trigo ou qualquer outro problema. 

4. Pão integral é uma boa opção para quem quer perder peso de forma saudável? 

Verdade. O pão integral ajuda no emagrecimento saudável, uma vez que é composto por uma grande quantidade de fibras, diminuindo a absorção de gorduras e açúcares, além de trazer uma sensação maior de saciedade.

Em termos de calorias, o pão branco e o integral não têm grandes diferenças, porém, a opção integral é mais nutritiva, com mais vitaminas, fibras e minerais. Assim, sendo consumido com moderação, os pães são ótimos para começar o dia com muita energia.

5. Os grãos integrais podem ser consumidos à vontade?

Os pães integrais e outros grãos fazem muito bem à saúde, ajudando a tratar e prevenir diversas doenças. No entanto, isso não significa que podem ser consumidos à vontade. Como todos os alimentos, devem ser ingeridos com moderação. 

Por isso, antes de começar ou abandonar uma dieta, é sempre importante ter acompanhamento de um nutricionista, que será capaz de dosar a quantidade ideal a ser consumida de forma a maximizar os efeitos dos integrais. 

Conheça as vantagens de se consumir pães e outros integrais

Agora que você já sabe que os pães e outros produtos integrais têm alto teor de fibra, importante para a regulação do intestino e manutenção do peso, conheça outras vantagens desses alimentos funcionais:

  • Maior valor nutricional – comparando-se qualquer produto feito com farinha branca e seu equivalente integral, o segundo tem mais vitaminas, sais minerais e fibras do que sua versão refinada. 
  • Melhorias na digestão – por sua alta quantidade de fibras, os integrais ajudam a regular o intestino, aumentando o volume do bolo fecal, o que, por sua vez, estimula os movimentos peristálticos e a evacuação. 
  • Mais saciedade – não é preciso comer muito para se sentir saciado. Com os integrais, essa sensação dura ainda mais tempo, já que o gel que as fibras formam permite que o estômago se esvazie de forma mais lenta. 
  • Prevenção de câncer – por contribuir com a digestão, os pães integrais previnem vários cânceres relacionados ao sistema gastrointestinal, como câncer de intestino, estômago e reto. Além disso, por conta de suas substâncias antioxidantes, podem prevenir até câncer de mama e próstata. 

Já adicionou pão integral à sua dieta diária? Esse alimento altamente funcional é bom para diabéticos e quaisquer pessoas que queiram ter uma alimentação mais balanceada e rica em fibras. Compartilhe com um amigo ou familiar que precisa começar a ingerir mais integrais.

Artigos Relacionados

Precisa de ajuda?